terça-feira, 17 de junho de 2008

CONSIDERAÇÕES NESCESSÁRIAS

Após ler este blog por inteiro atê o momento, você provavelmente já descobriu a verdadeira mina de ouro que é sua memôria. Você agorá já possui muit mais alto confiança em sua capacidade para reter informações. Talvez esteja se perguntando: Como ninguem me falou disso anteriormente ?

Pois bem. Vamos resumir o processo. Vou determinar aqui qual são as 3 habilidades que é nescessário dominar perfeitamente para continuar com esta memôria perfeita. Já ouviu a parábola do lenhador que se esqueceu de afiar seu machado ? Pois bem, isto não pode acontecer ok ?

Habilidades
1 - Saber trabalhar com imagens com facilidade. Sua mente possui como disse anteriormente uma fixação natural por imagens aproveite isso. Lembre-se de utilizar imagnes possitivas, coloridas com movimento, com detalhes com emoção (exagero, ridiculo, sexual, assustador), qaunto mais a imagem for real em sua mente melhor. Se envolva na cena, coloque seus sentidos na cena. Veja bem, aqui NÃO estou dizendo a cena parecer real, mas sim a imagem parecer real. Simplismente pense como uma criança, e verá como sua mente sé abrirá instantaniamente para novas idêias. Entende isso.

LEMBRE-SE DA NOSSA ÉDNA ? EMOÇÃO / DESENHOS DETALHADOS / NÓS (se envolva no ambiente, na história e AÇÃO com movimentos amplos.

CÁLICE (COR / AÇÃO / LOCALIZAÇÃO / IMAGEM/ EMOÇÃO +++ NÓS)

Saber trabalhar com imagens, é uma habilidade chave. Por isso pratique o método Link de imagens por alguns minutos por dia (que tal 10min, para afiar seu instrumento).

2- Hábilidade de criar ÍconesSubstitutos simbôlicos ou fonéticos. Iso tambem é um fator determinate para uma memôria poderosa. Este aspecto, assim como os demais é puramente adquirido com prática. A melhor maneira de praticar estas técnicas, é incorpora-las a seu dia a dia. De maneira geral, ícones substitutos fonético são melhores, mas existem alguns ícones simbôlicos muito fortes que você pode usar como a imagem de um charruto para representar o pais Cuba, ou uma bola de futebol para representar Brasil. Vale a pena resaltar tambem, que ícones fonéticos possuem apenas som semelhate a palavra original. Possuem semelhança no som geral da palavra e não é a palavra. Não é nescessário ficar com receio de esquecer estes ícones. Lembre-se, des de que você é o criador do ícone, você vai lembra-lo. Veja alguns exemplos:

AGUDO - AGULHA (ícone fonético)
LENTO - LENTE (ícone fonético) TARTARUGA (ícone simbólico)
GREVE - GRAVADOR (ícone fonético).
UNIÃO - UNHA (ícone fonético)

Tambem, não é nescessário ficar se preendendo a este conceito de ícone. Por exemplo para representar vizualmente a palavra inflação, que tal imaginar um balão murcho que infla. O importante neste processo de sibstituição de termos abstratos é que você tem que ter uma cena ou uma imágem para representar o abstrato em sua memôria. Como você vai chegar a isso é
uma questão particular. OK !

MÉTODO VIAGEM MENTAL. (este é apenas mais um dos nomes que recebe o método dos palácios da memôria. Tambem denomina-se ``VIAGEM MENTAL``, pois estamos mentalmente viajando, ou percorrendo um local com nossa mente.

Existem alguns pontos importantes a ressaltar sobre este método:

1 - Você pode abusar tanto da utilização de espaços conhecidos no real, como espaços virtuais (cenários de jogos, filmes revista...ou atê da própria cração de sua imaginação). O que se nota com este méodo, é que mesmo a utilização de locais imaginados não interfere em nada a eficácia do mesmo.

Percursos mentais imaginados:
1- imagine uma sala desobstruida de objetos, bem clara e imensa.
2- Vã depositando os objetos que você desejar nesta sala. De preferência, objetos grandes que chamem sua atenção (lembra-se da emoção no papel da memorizção ?). Um chafariz, uma estátua, um armário é bem melhor do que uma cesta de lixo (pode atê usa-la, des de que exagere bastante no tamanho). Não estou criando proibições, estou apenas mostrando o modo que os objetos trabaham melhor. Vâ criando seu trajeto na mente. Se sintir nescessidade, escreva-os no papel. Repita este processo algumas vezes atê dominar sem obstrução o trajeto e pronto, você tem em mãos um disquete protinho a ser gravado com qualquer coisa que queira.

----------------------------------------------------------------------------------------------
A REUTILIZAÇÃO DE LOCAIS.
Esté método pode ser comparado com uma fita branca. Quando você posui seu local, sem obstrução ou confusão no percuro, possui seu local o mais próximo possível da realidade, você tem em mãos, literalmete uma fita branca pronta para gravar. Agora lembre-se se você grava algo em cima desta fiata, o que você gravou anteriormente vai se apagar. Lembre-se disso quando você estiver utilizando este método. Lembre-se ambem, é nescessário você realizar um descanso de seus ponos de reperência antês de utiliza-los novamente. Não por muito tempo, 2 a 3 dia é suficiente.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto o livro
THE ART OF MEMORY é um grande referencial neste tema.

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Obrigado autor do blog por todas as suas postagens, estão sendo muito valiosas no meu aprendizado, como universitário.