quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Lembrando sua lista de compras
Olá pessoal, vou abordar aqui um método utilizado por muitos memoristas (pessoas que fazem apresentações de memôria) para lembra uma lista de objetos em oredem, conhecido no ingles como `´link-method``metodo da ligação ou da história. A primeira pessoa a abordar esta técnica foi Aristóteles. O Princípio é muito simples. Você pega um desenho vivo e detalhado e vincula com o próximo utilizando AÇÃO ILÓGICA e com o próximo e com o próximo e com o próximo...e assim por diante, uma corrente sem fim. Sua mente durante este processo irá trabalhar bem rápido e você será capaz de memorizar listas com facilidade veja o exemplo. Estarei aque explicando alguns conceitos que irão facilitar a memorização como: fazendo metamorfose, uma coisa grande surgindo de um espaço pequeno. Começarei com uma lista pequena de 15 itens mas você poderá usar isto para quantos objetos desejar. LISTA 1- BATATA 2- SAPATO 3- MESA 4- TESOURA 5- CATEIRA 6- QUADRO 7- GIZ 8- ABACATE 9- LAPIS 10- CINZEIRO 11- SABÃO 12- PETECA 13-COARAÇÃO 14- LENTE 15- BANCO --------------------------------------------O PROCESSO-------------------------------------- Irei utilizar esta lista para explicar com detelhes este processo lembre-se a principal, ou a principal cola mental entre um desenho e outro é ação com movimentos amplos. Você irá perceber tambem, que você irá utilizar os elementos da primeira postagem alias, eles podem ser substituidos na palavra EDNA (EMOÇÃO / DESENHOS DETALHADOS / SE ENVOLVE (NOS) / AÇÃO AMPLA). Vejamos nossa lista: Batata: Imagine uma batata gigante (emoção, algo fora do normal)... Sapato: Em cima desta batata, está sapateando um sapato sozinho (lembre-se de acrescentar detalhes ao desenho visto que já temos movimento, ou se envolva na cena e SE IMAGINE, não veja simplismente a cena, SE IMAGINE sapateando ao lado do sapato. Isso mesmo você está dançando ao sapateio de seu sapato como se fosse uma dessas danças espanholas (qaunto mais louco melhor. Isto foi um exemplo de se colocar no ambiente de forma ilusitada. (...) Mesa:Derepente em um rápido empulso seu sapato pula e cai em uma mesa (...) Tesoura: Da superfície da pesa surge uma tesoura (tente imaginar isso, coisas surgindo de outra superfice)... Carteira: Você pega a tesoura e esfaqueia com ela sua carteira (aqui temos ação ampla e melhor ainda você está destruindo algo...se imagine destruindo...sua carteira com a tezoura)... Quadro: Sua carteira cresce e fica enorme... ela se abre e aparece um qaudro (temos aqui emoção...uma coisa incumum, lembre-se de inserir detalhes...qual é a pintura)... GIZ: Riscando o quadro com muita rapidez um fiz vermelho gigante (Olha que coisa louca o giz gigante risca o quadro sozinho. Alem do mais aqui possuimos ação ampla). Abacate: Você quebra um giz em cima de um abacate. (você é capz de sentir a textura do abacate...sinestesia lembra...) Lapis: Você esfaqueia o abacate com o lapis varias vezes (aqui novemnte temos ação e destruição com você envolvido no ambiente) Cinzeiro: O lapis ganha vida (braços e pernas) e segura um cinzeiro (emoção novamente ) Sabão: Em cima do cinzeiro pulando um sabão (novamente movimento) Peteca: surgindo da superficie do sabão uma peteca (uma coisa surgindo da outra) Coração: Esta peteca tem braços e pernas e rasga com muita raiva um coração . (é capz de ver a fisionomia da peteca e sua ação...ahhahah) Lente : O coração cai em pedacinhos no cão e surgindo do coração uma lente (uma coisa surgindo da outra novamente... Banco: Esta lente pula em cima de um banco (movimento) ....divertido não... Repasse esta história + 1 ou 2 vezes e lembre-se qaunto mais detalhes, quanto mais ação que você colocar nesta história mais facil é o processo de retenção. Facil não. Agora pratique porque você tem que ganhar velocidade com isso ...depois de mais uma técnica vou lhe mostrar como utilizar este processo para desafios reais. Pratiquem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário